O nosso percurso

Assente numa sólida base de origem familiar, a sociedade génese de todo o Grupo tem já mais de quarenta e cinco anos de atividade, estando na origem de uma forte estratégia de liderança sectorial.

No início do milénio, após quase trinta anos de crescimento e reforço das atividades em diversas áreas de negócio, foi criada a holding industrial destinada a agregar sob a designação Metalcon Investimentos SGPS, SA, um conjunto de bem sucedidas empresas controladas pela família Irmãos Silva.

Nesse momento e ainda numa primeira fase da sua existência, o principal motivo para a sua constituição foi, precisamente, a gestão das participações sociais familiares.

Com o crescimento das atividades, da base de intervenção geográfica e sectorial, a SGPS passa a assumir um papel cada vez mais relevante na definição da estratégia global do Grupo, seja pela relevância da gestão centralizada de toda a atividade corporativa, seja pela definição de políticas operacionais e de modelos de gestão transversais a todas as participadas.

É em 2010, quando o plano estratégico da holding dita o arranque formal e definitivo do processo de internacionalização, que o modelo de gestão implementado ganha maior notoriedade e relevância.

Em 2016, de modo a reforçar e, sobretudo, a refletir a nossa Visão, Ambição e Foco na Prosperidade das nossas operações, é redefinida a estratégia de comunicação, passando o Grupo a designar-se Vigent.

Um modelo focado na criação de valor das operações, materializado na sustentabilidade dos negócios e na partilha de experiências além fronteiras, como fator decisivo para a progressão dos investimentos e a rendibilização dos ativos disponíveis.

Já em 2016, de modo a reforçar e, sobretudo, a refletir a nossa Visão, Ambição e Foco na Prosperidade das nossas operações, é redefinida a estratégia de comunicação, passando o Grupo a designar-se Vigent.

Esta é a nossa identidade corporativa mas, mais do que uma palavra, uma atitude que queremos preservar e transmitir a novas iniciativas e projetos, próprios ou de parceiros que sintam que connosco poderão, igualmente, Prosperar.